terça-feira, 30 de setembro de 2008

Personalidade sob o Prisma Psicanalítico II


Dando continuidade ao entendimento da personalidade sob a ótica psicanalítica, é importante enumerarmos, mais uma vez, que as instâncias básicas do segundo aparelho psíquico proposto por Sigmund Freud são Isso, Eu e Supereu. Outro acréscimo importante e que não citei anteriormente é que o primeiro aparelho psíquico proposto por Freud foi Inconsciente (Ics), Pré-Consciente (Pcs) e Consciente (Cs). Sobre o primeiro aparelho psíquico é importante tentarmos conceituá-lo:

Inconsciente - O Ics é um lugar onde se localizam pulsões e desejos, energia libidinal. Faz correlação direta com o Isso do segundo aparelho psíquico.
Pré-Consciente - O Pcs se constitui como uma instância provisória que abriga pensamentos, idéias. Por exemplo, pergunto a você: Com o que você tomou café esta manhã? Você irá recuperar dados e responder. Estes dados estavam no Pcs. Mas existem idéias que mesmo que você se esforce não conseguirá recuperar... Sabe aquela palavra que você fala "está na ponta da língua"? Pois é, ela ficou presa no Pcs e não conseguiu chegar ao Cs.
Consciente - O Cs faz correlação com o Eu do segundo aparelho psíquico. É o agora, onde estou pensando o agora, vendo, sentindo o agora. As idéias e pensamentos que penso raciocinando estão no Cs e vêm do Pcs impulsionados pelo Ics.

Um pergunta importante: para que Freud construiu dois aparelhos psíquicos?
O primeiro serve-nos para entender comportamentos como os que mencionamos acima, mas não é suficiente para explicar comportamentos outros como os psicopatológicos.
Vamos à frente...


Fig. 1


Este esquema simples nos servirá para compreender melhor o primeiro aparelho psíquico e nos dará base para comparações futuras. Note que no Ics existem elementos diferenciados e específicos. No Pcs existem elementos do Ics e do próprio Pcs somados e soltos. Já no Cs existem três elementos: do Ics, do Pcs e o que vem do exterior formando um terceiro elemento no Cs. Há dois componentes que devem ser esclarecidos: a barra de recalque e a linha de censura. A primeira está entre o Ics e o conjunto Pcs e Cs que pode ser chamado de apenas Consciente e serve para impedir que elementos do Ics cheguem ao menos perto do Cs. Assim que esses elementos do Ics (triângulos) chegam ao Pcs podem ou não se ligarem a pensamentos (quadrados). Na medida que se ligam, se modificam e adquirem maior possibilidade de chegar à Consciência. Caso esse novo elemento (triângulo + quadrado) não seja perigoso ao equilíbrio do Eu ele pode passar ao Cs. Mas se ele for perigoso, não irá passar e deixará uma marca que todos nós conhecemos, a angústia.
Por enquanto, nos limitamos a mais teoria para posteriormente entendermos como que se efetua a construção da personalidade...


Até a próxima... Dúvidas? Deixem comentários, enviem textos para publicação, etc. Participe!



João Lins.

Segundo Secretário.

Nenhum comentário: