sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O Terceiro Elemento


Note que o "3" possui em si o "2" e o "1", mas numa dinâmica tão particular que faz desaparecer os dois anteriores


As discussões ocorridas no GEAPsi têm sido a semente perfeita que fertilizou o solo de minhas reflexões. Há tempos que não tenho a chance de refletir com profundidade... até a pouco tempo atrás. Pois bem, o GEAPsi existe e persiste principalmente fora dos dias marcados de reunião, os momentos de conversa e construção fora de uma sala. Foi um destes momentos que me levaram a pensar, a partir do posicionamento de Itamar, abaixo, que: se o Ambiente ou a Genética, ou ainda, "Genética + Ambiente", determinam a formação da Personalidade, então não há culpabilidade para qualquer crime - pequeno ou hediondo; afinal, é a Genética ou o Ambiente, ou ambos, que fizeram do indivíduo o que ele é. Mas convenhamos, essa é uma afirmação que incomoda e faz-nos pensar com bom senso: "Então os criminosos não têm culpa?!" Foi exatamente este bom senso que me levou a refletir sobre o seguinte ponto:
Sim, há Genética. E sim, há o Ambiente. Eles interagem? Sim, certamente. Mas a personalidade é a soma dos dois fatores? Não! A personalidade é um terceiro algo, não somente "P=Fi + Fm"; é um "A + B = C", não "A + B = AB". Este terceiro elemento é o sujeito - que é um algo não espacial, atemporal, caótico e paradoxal. É um terceiro elemento por que não pode ser simplesmente localizado, como um fator do Ambiente ou um determinado gene; não pode ser determinado no tempo físico, pois o tempo psíquico é dependente do que nos afeta, nos causa afeto, afetividade; não possui padrão facilmente detectável, é aleatório, caótico; e pode ser e não ser ao mesmo tempo - como o antagonismo amor/ódio tal qual dois lados de uma mesma moeda, são uma só e mesma coisa, ainda que contrários.
Mas o que é tudo isto? O sujeito em sua autonomia, como aquele que carrega o peso da responsabilidade sobre os ombros. Autonomia, esta é a palavra que traduz o resultado do que o indivíduo faz com a genética e os estímulos ambientais que, supões alguns, determinam o comportamento do indivíduo. Este, que não pode ser dividido, indivisível, indivíduo, pois perderia o seu todo, desnaturaria, arruinaria o que o faz ser um Ser Humano.
João Lins
Segundo Secretário

Um comentário:

Anni disse...

A personalidade, o terceiro elemento.conclusao,talvez não definitiva,mas a mais plausível.
concordando com você Joao Lins.
beijinhos